sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Homenagem: Nelson Mandela e Michael Jackson

Como sabemos, Nelson Mandela um herói africano que lutou contra a segregação racial da África do Sul, foi o primeiro presidente negro do país faleceu ontem, dia 05 de dezembro de 2013, como homenagem deixo algo sobre encontros entre Michael e Mandela.

Em 19 de Julho de 1996, Michael Jackson viajou para África do Sul para uma coletiva de imprensa no Sun City South Africa, a fim de anunciar a chegada da History World Tour ao continente. 

Michael também participou do aniversário de 78 anos do então presidente Nelson Mandela no Hilton College em Kwazulu-Natal. Mandela convidou cerca de 2000 crianças para a festa.

Michael Jackson revelou que estava escrevendo uma canção sobre Mandela: "Eu estava trabalhando nisso na noite passada (19 julho). Este é um homem maravilhoso e encantador. Amo muito Nelson Mandela."

Mandela, saindo para um pátio para cumprimentar a mídia, virou-se para Michael e disse: "Eu posso ver quem é o líder mundial. Nunca vi tantos jornalistas!"

"Primeiro eu gostaria de dizer algo com sinceridade do fundo do meu coração, como estou feliz de estar aqui na África do Sul", disse Michael. Ele falou da calorosa saudação tinha recebido onde quer que fosse, o amor que ele sentia, vindo do povo. "Estes óculos não são para me fazer parecer legal, eles são uma fachada para que vocês não vejam as minhas lágrimas", disse ele, com a voz embargada de emoção, ao descrever seus sentimentos pela África do Sul. "Eu gosto tanto que eu estou procurando uma casa aqui."

Ele ainda disse que estava arrependido por não ter sido capaz de se apresentar na África do Sul em sua última turnê, mas que seus shows estariam vindo na Cidade do Cabo, Durban e Joanesburgo, em Janeiro de 1997.

Michael visitou o bairro negro de Soweto, que fica próximo a Johanesburgo.e possui mais de 3 milhões de moradores. Ele depositou uma coroa de flores no memorial para homenagear os jovens que foram mortos pelas forças de segurança da África do Sul, em 1976, durante a luta contra o Apartheid. 

Michael também colocou um buquê de rosas brancas, cravos e lírios em memória de Jaymee Bowen 11 anos, uma criança vítima de leucemia.










Michael Jackson também esteve presente nas comemorações ao 80º aniversário de Nelson Mandela




Michael Jackson participou das comemorações do 80º aniversário do ex-presidente da África do Sul) Nelson Mandela, em 18 de Julho de 1998. O mesmo dia foi palco para o terceiro casamento de Mandela.

Nelson e Graça se casaram com a presença da família, amigos e um fotógrafo. Eles foram casados ​​por um bispo metodista, Myume Dandala - já que ambos haviam sido criados como metodistas - e assistidos pelo bispo Desmond Tutu.

A recepção do casamento/aniversário aconteceu no Centro de Convenções Gallagher, e contou com a presença de 2.000 pessoas, incluindo Michael Jackson, o ator Danny Glover e o cantor Stevie Wonder.

Nelson e Graça tiveram sua lua de mel no Brasil, Argentina e em Qunu (na África do Sul).






Michael também se encontrou com Nelson Mandela no casamento de Prudence Solomon



Michael Jackson fez várias visitas à África do Sul, e em uma delas ele foi o padrinho de casamento de Prudence Solomon e Gerry Inzerillo. Prudence também é ex-Miss África do Sul e ex-apresentadora da NBC, enquanto seu marido Gerry é o chefe executivo da Sun City. O casamento ocorreu na Cidade do Cabo em 07 de Outubro de 1997 e contou com a presença de Nelson Mandela.










Michael Jackson e Nelson Mandela em 1999.

Em 23 de Março de 1999 Michael Jackson se encontrou com o então presidente Nelson Mandela em sua residência na Cidade do Cabo (África do Sul)  para anunciar seus concertos de caridade intitulados Michael Jackson & Friends - A  Aventura da Humanidade.













Em 4 de Setembro de 1999 o Lifetime Achievement Award - que premia não somente  os músicos, mas também alguém que esteja fazendo um grande feito pela humanidade - é entregue a Michael Jackson pelo então Primeiro-Ministro da Namíbia Geingob Hage, no quarto Kora All-Africa Music Awards em Sun City, África do Sul.




Michael Jackson presenteou o Sr. Nelson Mandela e sua entidade Nelson Mandela Children’s Fund com um cheque de um milhão de rands (equivalente, na época, a 166.400 dólares - uma parcela dos rendimentos dos concertos beneficentes Michael Jackson & Friends que aconteceram em 25 de Junho de 1999 em Seoul (Coreia) e 27 de Junho de 1999 em Munique (Alemanha).

Nelson Mandela declarou:

"Os curadores da Children's Foundation e eu gostaríamos de expressar o nosso mais profundo agradecimento ao nosso amigo Michael Jackson. Ele é um defensor de causas nobres e estou feliz que a Fundação é hoje uma de suas beneficiadas.'' 

''Eu espero que a contribuição de Michael Jackson inspire as pessoas, não somente no nosso país, mas em todo o mundo, a seguir seu exemplo e trazer uma medida de felicidade para nossas crianças.''




Declrações de Nelson Mandela sobre Michael Jackson

''Quando você está atrás das grades, sem esperança de libertação, você precisa encontrar a força sempre que puder. Pessoalmente, eu encontrei força em Michael Jackson. Foi preciso muita coragem para deixar o Jackson Five e seguir sozinho. Eu pensei para mim mesmo... ''se ele teve a coragem de fazer isso, eu também devo ter a vontade de ir em frente.'' Até hoje Michael Jackson é uma constante fonte de inspiração."

Nelson Mandela 
(ex-presidente da África do Sul, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, falando em entrevista a uma revista dinamarquesa sobre como enfrentou a sua prisão na década de 80.)


Em 25 de Junho de 2009, Mandela enviou a seguinte mensagem à família de Michael:

''Querida família Jackson

É com grande tristeza que soubemos da morte prematura de Michael Jackson. Michael se tornou próximo, depois que ele começou a visitar e se apresentar na África do Sul regularmente.

Nós gostávamos dele, e ele se tornou um membro próximo da família. Tínhamos grande admiração por seu talento e por ele ter sido capaz de triunfar sobre a tragédia, em muitas ocasiões de sua vida.

Michael era um gigante e uma lenda na indústria da música e choramos com os milhões de fãs no mundo inteiro. Nós também choramos com a sua família e os seus amigos sobre a perda de um amigo querido. Ele fará falta e guardaremos boas lembranças dele por um longo tempo.

Permaneçam fortes,
Nelson Mandela''


Fotos de Michael Jackson e Elizabeth Taylor com Nelson Mandela.





Fonte: BLOG Cartas para Michael

http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/04/kora-all-africa-music-awards-1999.html
http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/06/as-comemoracoes-de-nelson-mandela.html
http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/04/o-rei-na-africa-em-1999.html
http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/06/as-comemoracoes-de-nelson-mandela.html#more
http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/04/nelson-mandela.html
http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/12/adeus-nelson-mandela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário